top of page

Ribeirão terá centro olímpico com o dobro da capacidade de público da Cava do Bosque

  • Foto do escritor: Marília Campos
    Marília Campos
  • 17 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura
Prefeito Duarte Nogueira anunciou a novidade na última terça-feira (15)

A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Ribeirão Preto já possui o projeto do novo centro olímpico da cidade quase pronto. O novo espaço terá o dobro da capacidade de público da Cava do Bosque, além de uma estrutura mais adequada, tanto para a formação de atletas amadores, nas escolinhas esportivas das mais variadas modalidades, quanto para o treinamento de atletas de alta performance.


“Assim, Ribeirão Preto poderá formar mais campeões, dando oportunidade a um número maior de jovens talentos que, de outra forma, não poderiam despontar”, explicou o prefeito Duarte Nogueira, na noite de terça-feira, 15, quando apresentou o projeto arquitetônico ao público presente no lançamento dos Jogos da Juventude 2023, na sede da ACIRP.

ree
Projeto do novo centro olímpico de Ribeirão Preto. (Crédito: Divulgação/Prefeitura RP)

Inaugurado em 1952, o Complexo Esportivo ‘‘Elba de Pádua Lima”, a Cava do Bosque, é a maior arena da cidade, atualmente. Com sua abóbada de 56 metros de diâmetro e 27 metros de altura, o local em formato circular era uma construção arrojada, sem precedentes no país. Até hoje, é um dos cartões-postais de Ribeirão Preto e um espaço querido pela população. Ali, são desenvolvidas as escolinhas de 16 modalidades esportivas - futebol, vôlei, basquete, natação e outras, além de servir de espaço de treinamento para atletas de alto rendimento. Em 1988, foi reformada pela primeira vez e, recentemente, em 2021, ganhou outra obra.

ree
Anúncio foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira durante reunião na sede da Acirp. (Foto: Alberto Gonzaga)

Além da “Cava” e do Estação Cidadania Esporte, em breve, Ribeirão Preto vai passar a contar com o Centro Olímpico Parque das Oliveiras, batizado com o nome do bairro onde será instalado, no entorno do bairro Cristo Redentor. “Uma área periférica, em franco desenvolvimento, que será impulsionada ainda mais pela construção do Centro Olímpico”, lembrou o prefeito.

ree
Projeto do novo centro olímpico de Ribeirão Preto. (Crédito: Divulgação/Prefeitura RP)

INVESTIMENTO NO FUTURO

No Centro Olímpico Parque das Oliveiras, todas as modalidades olímpicas serão contempladas com equipamentos e medidas oficiais de suas categorias, enquanto a Cava do Bosque não oferece esta estrutura para todas as modalidades. No novo espaço, haverá ginásio poliesportivo, três quadras externas, pista de atletismo, piscina olímpica, campo de futebol, quadras para a prática de vôlei de praia e áreas de lutas, entre outros.

Já está quase pronto o projeto desenvolvido por três arquitetos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, que apresenta uma estrutura contemporânea, com aproveitamento total dos espaços. "Pratas da Casa. Nos apresentaram um projeto irretocável”, elogiou o prefeito, ao apresentar a planta, ao lado do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Daniel Gobbi.

ree
Projeto do novo centro olímpico de Ribeirão Preto. (Crédito: Divulgação/Prefeitura RP)

Assim que ficar pronto, o projeto deverá começar a ser desenvolvido com recursos da ordem de R$ 50 milhões, oriundos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe). “Um investimento no futuro dos atletas e dos jovens ribeirão-pretanos”, disse Nogueira. “Um projeto que pensa no futuro da cidade”, finalizou.


JOGOS DA JUVENTUDE

Também participaram do evento de lançamento dos Jogos da Juventude o secretário municipal de Esportes, Ricardo Aguiar, a presidente da ACIRP, Sandra Brandani, e o vereador André Trindade.

Os jogos ocorrerão de 1 a 16 de setembro, atraindo milhares de atletas e público para a cidade, além dos olhares de todo o país e do Exterior, com a cobertura ininterrupta das competições.

Comments


bottom of page