top of page

Novembro Azul: saiba como prevenir o câncer de próstata

A ação visa conscientizar a população sobre a doença e incentivar cuidados preventivos

O mês de novembro ganha cor com a campanha de prevenção ao câncer de próstata. A doença, de acordo com o Ministério da Saúde, é responsável por 28,6% das mortes entre o sexo masculino, sendo o tipo mais comum de câncer.


O Novembro Azul, portanto, acontece todos os anos desde 2011 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de prevenir a doença e aumentar as chances de obter o diagnóstico mais cedo. Em alguns casos, isso aumenta também a possibilidade de recuperação no tratamento.


É fundamental manter os exames em dia e seguir as orientações médicas mas, além disso, há cuidados com a saúde que podem ser tomados para revenir o câncer de próstata. É importante ressaltar que, além desses cuidados, é fundamental manter os exames em dia e seguir as orientações médicas.


A campanha Novembro Azul busca conscientizar para o câncer de próstata. (Foto: marijana1/Pexels)

1) Pratique atividades físicas

A realização de atividade física por ao menos 30 minutos ao dia é considerada muito benéfica para a saúde. Ela é responsável por auxiliar no fortalecimento de músculos, fazer a manutenção do peso corporal e garantir o equilíbrio dos níveis de hormônios. Por isso tenha uma vida mais ativa e saudável.


2) Mantenha uma alimentação equilibrada

Através da alimentação é possível fortalecer a imunidade e evitar o surgimento de doenças. Portanto é recomendado seguir uma dieta rica em alimentos variados e capazes de oferecer ao corpo a dose ideal de proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais de forma equilibrada.


Diminuir o consumo de gorduras, principalmente as de origem animal, reduz também as chances de desenvolver o câncer de próstata. Dessa forma, evite a ingestão de óleos, produtos lácteos e carne vermelha.


Não se esqueça da hidratação! A ingestão de água contribui diretamente para o bom funcionamento do organismo.



3) Evite o consumo de álcool e tabaco

O consumo de bebidas alcoólicas, assim como o tabagismo, compromete a saúde do indivíduo como um todo, além de favorecer o surgimento de câncer.


O cigarro, por exemplo, possui em sua composição mais de quatro mil substâncias cancerígenas que colocam em risco a integridade do organismo.


Todo excesso deve ser eliminado por quem deseja evitar o câncer de próstata e outras doenças.

4) Tenha um sono de qualidade

Apesar desta não parecer uma orientação que impacta diretamente nas chances de obter o câncer de próstata, o sono faz toda a diferença para o funcionamento do organismo.


Os períodos de repouso são fundamentais para regular o metabolismo e fazer a manutenção do nosso sistema imunológico. Dessa forma, o indivíduo garante mais energia e disposição para cuidar do corpo e da mente e é capaz de se prevenir de doenças, como o câncer de próstata.

5) Realize exames periodicamente

Para homens acima de 50 anos, é recomendado consultar o urologista anualmente para realizar os exames de rotina. Mas, se houver histórico familiar da doença, o acompanhamento deve começar a partir dos 45 anos.


Há dois exames indispensáveis para a prevenção. O primeiro é o exame de toque retal, que busca identificar e avaliar possíveis alterações da glândula, como a presença de nódulos suspeitos ou endurecimento. Já o segundo é o exame de sangue conhecido como PSA, que visa detectar os níveis de proteínas produzidas pela próstata.


Quanto mais cedo o paciente receber o diagnóstico, mais chances existem de tratar e curar esse e outros tipos de câncer. Por isso, deixe o preconceito de lado e invista na conscientização e prevenção.


2 visualizações0 comentário
bottom of page