E-commerce brasileiro se prepara para a Black Friday
- Marília Campos

 - 20 de set. de 2023
 - 2 min de leitura
 
Projeções de crescimento do PIB e de redução da taxa básica de juros devem dar otimismo para o consumidor
Os dados econômicos positivos divulgados nas últimas semanas devem contribuir para elevar as perspectivas de vendas na Black Friday 2023, uma das principais datas para o varejo no Brasil. Com a elevação da projeção de crescimento do PIB de 1,9% para 2,5%, a expectativa de redução da inflação de 5,58% para 4,85% e a redução da Selic, a taxa básica de juros, o momento deve ser de otimismo, regado a muita preparação para a data.
Para Marcel Soccol, diretor da DATAFRETE, empresa especializada em soluções para a gestão logística da indústria e do e-commerce, as próximas semanas são cruciais para quem quer lucrar com a Black Friday. “Essa é a data sazonal de maior venda para o varejo online e exige não só organização em relação a comunicação e promoções, mas também do ponto de vista da distribuição dos pedidos”, explica.

Entre os desafios projetados, de acordo com o executivo, estão, por exemplo, a redução do custo operacional, muitas vezes puxado pelo frete. “Aqui a tecnologia é crucial, uma vez que a automação ajuda a empresa a comparar rapidamente as cotações e escolher a transportadora de melhor custo-benefício para cada venda. Sem isso, além de ter custos altos com a distribuição, a empresa acaba pecando em um dos pontos que mais desanima o consumidor: a demora na entrega”, diz. Para Marcel, manter um bom planejamento é a chave para garantir vendas lucrativas na data, incluindo o mapeamento do processo logístico.
Consumidor animado para a Black Friday
Apesar de um 2022 abaixo do esperado, as vendas da Black Friday em 2023 devem ser interessantes tanto no volume quanto no ticket médio. Segundo a pesquisa Panorama de Consumo 2º Semestre 2023, do Instituto Globo, 62% dos consumidores nas classes A e B pretendem comprar na ocasião. Entre os itens apontados como desejo do público estão os smartphones (24%), calçados (22%), roupas e acessórios (21%), perfumes e cosméticos (20%), eletrônicos (19%), eletrodomésticos (18%), entre outros.
Uma das dicas do executivo para garantir bons resultados nos e-commerces das indústrias é a estratégia de frete progressivo. “Quando você atrela o ticket médio de compra ao desconto de frete, incentiva o consumidor a aproveitar a oportunidade para comprar outros itens e ainda dilui seu custo de distribuição. É muito comum que nossos clientes atuem com estratégias como o frete grátis acima de um valor determinado de compra”, indica.
Ainda dá tempo de se organizar?
Para e-commerces que ainda não contam com um controle eficiente e automação na distribuição, Soccol avalia que ainda é possível implementar ferramentas de gestão logística antes da Black Friday. “Priorizar esse investimento agora será fundamental para que haja um controle da logística e uma comunicação eficiente com o consumidor no pós-venda, enviando para ele alertas automáticos do status do pedido. São fatores cruciais para fidelizar o cliente”, finaliza.

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