top of page

7 coisas para não fazer no ENEM

Pedagoga dá dicas sobre que pode e o que não pode na hora da prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está a menos de um mês de distância dos estudantes brasileiros e, nesta reta final, a preparação adequada para as provas é essencial para obter bons resultados.


O Enem será aplicado nos dias 4 e 12 de novembro. Com os resultados do exame, os alunos poderão se inscrever em vagas de universidades públicas e privadas utilizando os programas educacionais do Governo Federal.


Existem algumas coisas que os candidatos devem evitar a todo custo para não prejudicar seu desempenho no vestibular. A pedagoga Marizane Piergentile, Diretora de Educação das unidades do ABCDM e Litoral do Colégio Adventista, dá dicas do que não levar ou fazer no dia da prova:

Confira na sequência as instruções para se dar bem no concorrido vestibular!


Pessoa preenche folha do gabarito com caneta.
Enem 2023 será aplicado nos dias 4 e 12 de novembro. (Foto: Reprodução)

1 - Documento

O primeiro tópico é simplesmente o mais importante! Só faz a prova o aluno que levar o documento oficial com foto. Cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto não valem.


Documentos digitais também serão aceitos pelo Inep, como e-Título, CNH Digital e RG Digital. O candidato deverá apresentar o aplicativo oficial ao fiscal, uma vez que as capturas de tela não serão válidas.


2 - Caneta

A caneta utilizada durante o Enem deve ser esferográfica transparente com tinta na cor preta. É recomendado levar ao menos duas para o caso de uma falhar. Canetas de cor azul não serão aceitas.


3 - Itens e adereços

É proibida a entrada de qualquer outro tipo de caneta, lápis, lapiseira, borracha e régua. Os alunos também não podem entrar com óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras, gorros e dispositivos eletrônicos.


Telefones celulares devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos até a saída definitiva do local de provas.


4 - Local de prova

Duas semanas antes das provas será informado o local de prova de cada candidato no cartão de confirmação da inscrição disponibilizado na página do participante.


É recomendado procurar com antecedência o endereço do local em que a prova será feita e conhecer o caminho e o tempo que se levará até lá. Assim é possível evitar perder a prova por chegar atrasado.


O portão fecha às 13h, mas o Inep orienta chegar às 12h no local de prova.


5 - Redação

A prova de redação é uma parte fundamental do Enem. Ignorá-la ou não se preparar de forma adequada pode custar preciosos pontos na nota final. Praticar a escrita, ler sobre temas atuais e seguir a estrutura exigida são primordiais para uma boa prova.


6 - Alimentos

No dia da prova é permitido levar alimentos e comer durante a aplicação. Porém, só entram embalagens lacradas. Chocolates, barrinhas de cereais e lanches naturais podem ser uma ótima opção. O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.


7 - Água

Cinco horas de prova é muito tempo, por isso a garrafa de água é essencial. Ela deve ser transparente e sem rótulo.




6 visualizações0 comentário
bottom of page